Ana Paula Laborinho

Diretora OEI Portugal

Nasceu em Lisboa em 26 de abril de 1957. Bacharel e licenciada em Filologia Românica, mestre em Literatura Francesa e Doutorada em Estudos Literários pela Universidade de Lisboa, onde é docente, tendo lecionado variadíssimas disciplinas na área da Literatura Portuguesa, Literatura Francesa e das Literaturas Hispano-americanas. Nos últimos anos, dedicou a sua atividade letiva às políticas de língua e políticas culturais no âmbito de seminários de pós-graduação. É membro do Centro de Estudos Comparativos da Universidade de Lisboa, onde dirigiu uma linha de investigação sobre Orientalismo Português, domínio em que mantém investigação. 

Em 11 de janeiro de 2010, foi nomeada Presidente do Instituto Camões, I. P., organismo público dependente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, responsável pelas políticas de língua e cultura portuguesas no estrangeiro, tendo sido responsável pela integração naquele instituto das competências relativas ao Ensino do Português no Estrangeiro, nos níveis da educação pré-escolar, básico e secundário, em articulação e coordenação com o ensino superior.

Desde 1 de novembro de 2017, é diretora do escritório em Portugal, que abriu, da OEI - Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, na sequência de procedimento concursal.